O Enfermeiro é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares. Ele está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade. A profissão de enfermagem é definida em uma palavra, “CUIDADO’, esse cuidado vem por meio da administração e gerenciamento de unidades, na gestão de pessoas e principalmente na educação de saúde, sempre visando a promoção, prevenção e recuperação de saúde. E o nossos egressos sempre são estimulados a enfermagem empreendedora, buscando assim a autonomia da profissão.
O enfermeiro propriamente dito, é o profissional que está no alto da hierarquia de enfermagem. Para exercer a profissão, é necessário diploma de curso superior com até 5 anos de duração (10 semestres).
Entre suas principais funções, que são privativas do enfermeiro, pode-se destacar:
No entanto o enfermeiro é responsável por questões administrativas também, como: organização e direção dos serviços de enfermagem; supervisão geral dos auxiliares e técnicos; controle de infecções hospitalares e danos ao atendimento; treinamento e capacitação; participação de projetos arquitetônicos dentro de estabelecimentos de saúde; contratação do pessoal de enfermagem.
Áreas de atuação do Bacharel em Enfermagem
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) aprovou a lista de especialidades dos profissionais Enfermeiros, por meio da resolução nº 577, publicada no último dia 5 de junho de 2018, que também trata do registro de títulos de pós-graduação.
De acordo com o documento, as linhas de atuação do Enfermeiro estão distribuídas em três grandes áreas: Área 1 (Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso e Urgência e Emergência); Área 2 (Atividades de gestão) e área 3 (Atividades de ensino e pesquisa).
Veja abaixo alguns exemplos:
ÁREA 1 – Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto
– Enfermagem Aeroespacial
– Enfermagem Aquaviária
– Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional
– Assistência de Enfermagem em Anestesiologia
– Enfermagem em Assistência Domiciliária
– Enfermagem em Saúde Coletiva (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental)
ÁREA 2 – Gestão
– Direito Sanitário
– Economia da Saúde
– Enfermagem em Auditoria
– Enfermagem em Gerenciamento 1 Gestão ( Administração hospitalar; Gestão de saúde; Gestão de enfermagem)
ÁREA 3 – Ensino e pesquisa
1) Bioética
2) Educação em Enfermagem